terça-feira, 8 de maio de 2012

PROJETO SOLETRANDO


PROBLEMATIZAÇÃO: A Deficiência ortográfica

JUSTIFICATIVA

A escrita faz parte da vida de todos nós seres humanos, desde que se lia, através de símbolos. As letras estão por toda parte, em livros, placas, outdoors, embalagens, e nós como cidadãos temos que estar atentos para ler, interpretar e escrever ortograficamente correto.
A nossa língua Portuguesa é regida pela gramática, cheia de regras que muitas vezes nos confundem pela semelhança de letras, pela quantidade de acentos e outras peculiaridades desta língua.
A escola precisa além de apresentar aos alunos todas estas regras, prepará-los para viver nesta sociedade tão diversificada, para isso é necessário atividades que estimulem o uso correto das palavras, através de leituras, de atividades lúdicas. Foi pensando nisto que a professora de Língua Portuguesa da escola preparou uma Gincana de Soletração de palavras, onde serão trabalhados todas as regras de maneira divertida e competitiva que é muito instigante para os alunos.


OBJETIVO GERAL:

·         Incentivar a ampliação do vocabulário através de uma competição saudável.

OBJETIVO ESPECÍFICO:

·         Escrever de acordo com o nosso sistema ortográfico vigente.
·         Aumentar o vocabulário.
·         Despertar o incentivo pela escrita correta.
·         Respeitar as falas regionais.
·         Compreender o significado das palavras e sua morfologia.
·         Fazer com que os alunos tenham mais facilidade na grafia correta das palavras.


METODOLOGIA

A grafia das palavras na Língua Portuguesa não é muito simples e precisamos de muito estudo para memorizá-la e entende-la. O incentivo ao treino da escrita e memorização ainda é a melhor maneira de fazer com que nossos alunos escrevam melhor.
Nossas dúvidas só aparecem quando as palavras são desconhecidas, pouco usadas ou mal escritas. Palavras conhecidas não nos fazem perder tempo. O que nos faz saber ortografia é a nossa memória visual, que é tão maior quanto mais lemos. O que aprimora a nossa memória visual é o bom habito da leitura.
Existe uma crítica que todos nós fazemos ao velho sistema de ensino, onde tudo se resumia em decoreba. Concordamos com aqueles que afirmam que decorar não é ensino. É lógico que devemos incentivar o raciocínio e estimular a criatividade, que é a capacidade de redigir e interpretar textos, mas para isso nossos alunos também precisam escrever e falar corretamente, então através de estudo de palavras nossos alunos se motivará a escrever corretamente, sem perceber tal complexidade, pois estão brincando, competindo para melhor exercer seu papel de aluno com competências e habilidades dentro da Língua Portuguesa.

REGULAMENTO

·         A gincana Soletração será uma competição entre os estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio;
·          As inscrições serão dentro de cada sala com O professor de Língua Portuguesa;
·         Podem participar todos os alunos que estiverem matriculados na escola;
·         A seleção será dentro das salas com a competição, regida pelo professor;
·         A 1ª fase acontecerá na sala onde os dois melhores colocados serão selecionados para próxima fase;
·         A 2ª fase acontecerá no pátio coberto da escola com os dois melhores de cada sala por eliminação ficarão apenas dois alunos para a grande final.
·         Premiação: medalhas e brindes doados pela comunidade local e escolar

CRONOGRAMA:
 Divulgação: ________
·         1ª fase: ___________
·          2ª fase: ____________ 
RECURSOS HUMANOS:
Professores
·         Coordenadores Pedagógicos
·         Alunos

RECURSOS MATERIAIS
Dicionário
·         Banco de palavras
·         Máquina Fotográfica
·         Som
·         Microfone
AVALIAÇÃO

A avaliação acontecerá continuamente com a análise dos resultados obtidos, e através de relatórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário