PROBLEMATIZAÇÃO: A Deficiência
ortográfica
JUSTIFICATIVA
A escrita faz parte da vida de todos nós seres humanos,
desde que se lia, através de símbolos. As letras estão por toda parte, em
livros, placas, outdoors, embalagens, e nós como cidadãos temos que estar
atentos para ler, interpretar e escrever ortograficamente correto.
A nossa língua Portuguesa é regida pela gramática, cheia de
regras que muitas vezes nos confundem pela semelhança de letras, pela
quantidade de acentos e outras peculiaridades desta língua.
A escola precisa além de apresentar aos alunos todas estas
regras, prepará-los para viver nesta sociedade tão diversificada, para isso é
necessário atividades que estimulem o uso correto das palavras, através de
leituras, de atividades lúdicas. Foi pensando nisto que a professora de Língua
Portuguesa da escola preparou uma Gincana de Soletração de palavras, onde serão
trabalhados todas as regras de maneira divertida e competitiva que é muito
instigante para os alunos.
OBJETIVO GERAL:
·
Incentivar a ampliação do
vocabulário através de uma competição saudável.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
·
Escrever de acordo com o nosso sistema
ortográfico vigente.
·
Aumentar o vocabulário.
·
Despertar o incentivo pela escrita
correta.
·
Respeitar as falas regionais.
·
Compreender o significado das
palavras e sua morfologia.
·
Fazer com que os alunos tenham mais
facilidade na grafia correta das palavras.
METODOLOGIA
METODOLOGIA
A grafia das palavras na Língua Portuguesa não é muito
simples e precisamos de muito estudo para memorizá-la e entende-la. O incentivo
ao treino da escrita e memorização ainda é a melhor maneira de fazer com que
nossos alunos escrevam melhor.
Nossas dúvidas só aparecem quando as palavras são
desconhecidas, pouco usadas ou mal escritas. Palavras conhecidas não nos fazem
perder tempo. O que nos faz saber ortografia é a nossa memória visual, que é
tão maior quanto mais lemos. O que aprimora a nossa memória visual é o bom
habito da leitura.
Existe uma crítica que todos nós fazemos ao velho sistema de
ensino, onde tudo se resumia em decoreba. Concordamos com aqueles que afirmam
que decorar não é ensino. É lógico que devemos incentivar o raciocínio e
estimular a criatividade, que é a capacidade de redigir e interpretar textos,
mas para isso nossos alunos também precisam escrever e falar corretamente,
então através de estudo de palavras nossos alunos se motivará a escrever
corretamente, sem perceber tal complexidade, pois estão brincando, competindo
para melhor exercer seu papel de aluno com competências e habilidades dentro da
Língua Portuguesa.
REGULAMENTO
REGULAMENTO
·
A gincana Soletração será uma
competição entre os estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio;
·
As inscrições serão dentro de cada sala com O
professor de Língua Portuguesa;
·
Podem participar todos os alunos que
estiverem matriculados na escola;
·
A seleção será dentro das salas com
a competição, regida pelo professor;
·
A 1ª fase acontecerá na sala onde os
dois melhores colocados serão selecionados para próxima fase;
·
A 2ª fase acontecerá no pátio
coberto da escola com os dois melhores de cada sala por eliminação ficarão
apenas dois alunos para a grande final.
·
Premiação: medalhas e brindes doados
pela comunidade local e escolar
CRONOGRAMA:
CRONOGRAMA:
Divulgação: ________
·
1ª fase: ___________
·
2ª fase: ____________
RECURSOS HUMANOS:
Professores
·
Coordenadores Pedagógicos
·
Alunos
RECURSOS MATERIAIS
Dicionário
·
Banco de palavras
·
Máquina Fotográfica
·
Som
·
Microfone
AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá continuamente
com a análise dos resultados obtidos, e através de relatórios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário