terça-feira, 8 de maio de 2012

PROJETO: SARAU LITERÁRIO


 Literatura, Poesia, teatro e música


APRESENTAÇÃO

             O projeto Sarau Literário tem como objetivo contribuir para que os alunos conheçam e utilizem elementos constitutivos da linguagem de forma reflexiva e funcional.
Nesta perspectiva, o Sarau Literário é um projeto visa resgatar a cultura de, contar e ouvir histórias, recitar poesias, despertar o gosto pela leitura, trazer memórias de brincadeiras antigas, envolvendo a comunidade escolar interna e externa para ouvir boa leitura, escutar músicas e curtir belas histórias através da leitura de livros, poesias, apresentação teatral, num momento de inovação, descontração e satisfação. Sendo assim, cabe a escola envolver os alunos e procurar estratégias necessárias para a melhoria do ensino e da aprendizagem, uma vez que a escola não pode eximir-se de sua tarefa educativa no que se refere a formação plena do cidadão.

JUSTIFICATIVA:

          A leitura está presente em todos os momentos da nossa vida, compreende todo um contexto desde muito antes mesmo das pessoas entrarem na escola.
            O ato de ler permite melhor compreensão dos fatos, da história e da vida, tendo papel fundamental na formação do indivíduo, proporcionando ao homem seu aperfeiçoamento enquanto ser humano.
A linguagem é, portanto, um dos fatores primordiais no processo de aquisição de conhecimentos. Estudar a linguagem ultrapassa a transmissão de conceitos gramaticais, pois a língua se realiza no seu uso, nas práticas sociais nas quais os indivíduos se apropriam dos conteúdos, transformando-os em conhecimento próprio por meio da ação sobre eles. Dessa forma, um ensino efetivo da linguagem significa não só capacitar o aluno a utilizar a língua em diversas situações, mas resgatar a cultura da prática de contar e ouvir histórias, recitar poesias, despertando o gosto pela leitura. Para tanto, é necessário que este conheça e utilize elementos constitutivos da linguagem de forma reflexiva e funcional, tendo como culminância um Sarau Literário com os alunos do Ensino Médio e EJA.
Pretende-se, por meio deste projeto, não só envolver comunidade escolar e local em atividades de leitura, mas divulgar que há várias possibilidades para despertar o gosto pela leitura e para tanto, existem diversas teorias que tratam do assunto e que nos mostram que existem, apesar das dificuldades, há vários meios estratégicos para levar os alunos a adquirirem o gosto e o hábito de ler.

                                       
OBJETIVO DO PROJETO
·         Compreender a linguagem como forma de expressão e comunicação;
·         Ampliar o repertório lingüístico e literário;
·         Oportunizar o uso da linguagem em diversas situações;
·         Valorizar e aperfeiçoar a oralidade;
·         Aprender a expressar-se num grupo;
·         Despertar no aluno o gosto pela leitura;
·         Desenvolver no aluno o comportamento leitor.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Recitar poesias e contar histórias;
·         Apresentar peças teatrais com temas trabalhados na sala de aula e sala de leitura;
·         Ler histórias literárias;
·         Expor os trabalhos realizados em sala de aula (stands).
·         Envolver a comunidade externa na execução e apresentação de músicas;

Procedimento metodológico
Para realização do Sarau Literário serão utilizadas metodologias diversificadas como: aula dialogada, pesquisas, produção de poesias, textos diversos, paródias, dramatizações, leituras de vários gêneros textuais; leituras dinamizadas, apresentações musicais, etc.  

Avaliação
O processo de avaliação será contínuo, diagnóstico e processual e acontecerá no decorrer do desenvolvimento do projeto, tendo como critérios as habilidades e competências desenvolvidas pelos alunos, no decorrer das atividades em classe e extraclasse, apresentação dos trabalhos em grupo e individual durante a preparação e execução do Sarau Literário na Unidade Escolar.


2 comentários:

  1. Trabalhar com projetos é uma alternativa interessante e oferece vários subsídios para o professor

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse projeto me deu base para montar um sarau na escola que trabalho .

    ResponderExcluir