A leitura é fundamental para o desenvolvimento intelectual do ser
humano, uma leitura de qualidade representa a oportunidade de ampliar a
consciência, a visão do mundo e representa uma ferramenta eficaz nos processos de
aprendizagem, há vista, que através da leitura é possível criar uma
série de conceitos e significações acerca do objeto estudado. O contato
com livro torna-se um encontro sagrado, comprometimento cultural, é
possibilidade de voar, de encarnar personagens, de sonhar, de
manifestação, reconhecimento com aquilo que se lê.
A importância dos livros assume uma oportunidade impar na promoção da
leitura, o livro é um mecanismo através do qual os alunos encontrarão a
possibilidade de pesquisar sobre determinado assunto ou tema, descobre
afinidades com as idéias do autor, desenvolve o senso crítico, enriquece
seu vocabulário, enfim, inúmeros são os benefícios da leitura no
quotidiano escolar. Ler é ampliar a percepção. Ler é ser motivado à observação de aspectos
da vida que antes nos passavam despercebidos. Ler bons livros é
capacitar-se para ler a vida. Penso em um futuro formado por uma
sociedade alfabetizada intelectualmente, que consiga refletir, pensar
criticamente, abandonar a consciência ingênua, assumindo uma postura
crítica dentro do contexto social brasileiro.
O contato com livro amplia o trabalho do professor em sala de aula,
estende o processo de aprendizagem para fora da escola, pois a leitura
começa a fazer parte da rotina do aluno, uma espécie de comprometimento
cultural, é possibilidade de voar, de encarnar personagens, de sonhar,
de manifestação, reconhecimento com aquilo que se lê.
Conclui-se, portanto, que os pais e professores desempenham papel fundamental na aproximação da criança/aluno com o livro. O contexto, nesta perspectiva, é algo decisivo no hábito da leitura. A criança precisa ver livros, toca-los, manuseá-los, tê-los ao alcance!
Conclui-se, portanto, que os pais e professores desempenham papel fundamental na aproximação da criança/aluno com o livro. O contexto, nesta perspectiva, é algo decisivo no hábito da leitura. A criança precisa ver livros, toca-los, manuseá-los, tê-los ao alcance!
Nenhum comentário:
Postar um comentário