segunda-feira, 30 de abril de 2012

PROJETO SUSTENTABILIDADE



1.              Introdução:

A sustentabilidade aborda o uso dos recursos renováveis que não agride o meio ambiente poluindo e provocando diversas doenças degenerativas: como o câncer. Os agrotóxicos e a utilização de adubos químicos nas plantações de hortaliças, verduras e frutas estão com índices exagerados fora dos padrões permitidos segundo pesquisas feitas pela ANVISA (Acionamento Nacional de Vigilância Sanitária). Uma das alternativas de diminuir e ate substituir a ação destes produtos químicos é fazer compostagem – processo natural com ação dos fungos e bactérias de reciclagem da matéria orgânica para chegar ao produto final, adubo orgânico, para obter alimentos orgânicos livres da ação devastadora da Química no organismo humano. Essa técnica ainda não está sendo muito utilizada porque as pessoas não conhecem talvez por falta de informações ou ate mesmo mais investimentos nos cursos para os pequenos produtores aperfeiçoarem na sua produtividade com produtos de boa qualidade.  Dessa forma, a escola como um órgão responsável pela educação integral de crianças e jovens tem o papel de orientar e trabalhar a semana da sustentabilidade escolar e dar continuidade nos trabalhos que dão ênfase tais temas.

1.           Justificativa:

    A SEDUC (Secretaria Estadual de Educação) chama atenção dos profissionais da educação colocando no calendário a necessidade de trabalhar os diversos recursos renováveis que a sustentabilidade escolar propõe. Dessa forma a proposta foi realizada com a abertura de um espaço físico para fazer o adubo orgânico que desperta curiosidades nos alunos pelas consequências dos alimentos consumidos com vários tipos de agrotóxicos malignos. Os jornais abordam muito a presença de frutas, verduras e hortaliças no Brasil com grande índice de adubo químico e agrotóxicos. O Tocantins está incluso também no gráfico como um dos Estados com usos exagerados.  

2.          Objetivos:
Proporcionar conhecimentos básicos quanto ao uso de alimentos saudáveis e com boa qualidade. Bem como, mobilizar toda a comunidade escolar até atingir as famílias. O objetivo principal desse projeto é a construção de uma horta orgânica livre  de produtos químicos e com um bom desenvolvimento com a aplicação do adubo orgânico. Enfatizar o negativismo das doenças adquiridas com o uso exagerado da Química é de suma importância trabalharmos a sensibilização dos alunos .


3.    Baliza Geográfica:

O projeto se efetuará no Colégio Estadual Dr. Abner Araújo Pacini, que é um colégio de Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), Ensino Médio (1ª a 3ª série) e a Educação de Jovens e Adultos (EJA 1ª e 2ª) da cidade de Almas no Tocantins. Atende uma clientela muito grande, alunos da zona urbana e rural, com todos os professores graduados atuando em suas áreas, com praticamente 90% desse quadro com concursados. O colégio, de acordo com o Projeto Político Pedagógico (PPP), desenvolve ações com objetivos de trazer a comunidade local para dentro da escola. Para isso desenvolve ações como Fórum da Família, Torneio da Amizade, oficinas de pintura em tecido, dentre outros. O CEDAAP tem melhorado seu desempenho no Índice de desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) com crescimento, mesma forma no sistema de Avaliação do Tocantins (SALTO).

4.             Baliza Espacial:

O projeto terá início em Abril e se estenderá por todo o ano de 2012, até o mês de Dezembro, trabalhando-se aulas praticas com a participação dos alunos colocando matéria orgânica no espaço físico da compostagem e com certa quantidade de terra para fazer o adubo orgânico, aula prática sobre fungos e bactérias e a reciclagem do material orgânico. A atividade deverá acontecer no decorrer do ano letivo nas aulas de química, biologia e outras disciplinas afins. Culminância na construção de uma horta, no Fórum cientifico com exposição de fotos dos trabalhos realizados e relatórios feito pelos alunos.

Sustentabilidade Escolar

A sustentabilidade aborda o uso dos recursos renováveis que não agride o meio ambiente poluindo e provocando diversas doenças degenerativas: como o câncer. Os agrotóxicos e a utilização de adubos químicos nas plantações de hortaliças, verduras e frutas estão com índices exagerados fora dos padrões permitidos segundo pesquisas feitas pela ANVISA (Acionamento Nacional de Vigilância Sanitária). Uma das alternativas de diminuir e ate substituir a ação destes produtos químicos é fazer compostagem – processo natural com ação dos fungos e bactérias de reciclagem da matéria orgânica para chegar ao produto final, adubo orgânico, para obter alimentos orgânicos livres da ação devastadora da Química no organismo humano. Essa técnica ainda não está sendo muito utilizada porque as pessoas não conhecem talvez por falta de informações ou ate mesmo mais investimentos nos cursos para os pequenos produtores aperfeiçoarem na sua produtividade com produtos de boa qualidade.


Atividade prática: conceito, importância sobre a necessidade de adoção de medidas frente a recursos sustentáveis como a reutilização da matéria orgânica para utilização do adubo orgânico na horta da Escola.


Após a realização do trabalho os alunos fizeram relatórios que comprovam a atividade desenvolvida.

Um comentário:

  1. Tema do momento... Sustentabilidade... Mas se não cuidarmos, nosso ambiente não vai resistir por muito tempo!

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