domingo, 19 de maio de 2013

DIA DAS MÃES - HOMENAGEM DOS ALUNOS DA U.E.

O Dia das Mães é um dia para celebrar e agradecer a todas as mães, para as que ainda estão presentes e para as que já se foram. O Dia das Mães é uma data móvel, ou seja, o dia a ser comemorado depende do ano, mas no Brasil é sempre no segundo domingo do mês de Maio. Em vários países é comemorado em outras datas, que vão desde março até dezembro.
É comum no Dia das Mães os filhos fazerem surpresas às suas mães, dando presentes ou organizando atividades que demonstrem amor e carinho por ela.


Alunos fazem homenagem às mães com apresentação de coral, poesias, coreografias, mensagens, slides, sorteios de brindes, coffee break.
 



 


"Mãe, obrigado por ser o meu exemplo. Obrigado pela sua força, paciência e dedicação. Obrigado por me alimentar, me criar, e me amar.

I ENCONTRO DOS AGENTES EDUCACIONAIS DO TOCANTINS

Reuniram-se diretores, coordenadores financeiros e coordenadores pedagógicos para tratar de assuntos referentes a gestão financeira, administrativa, pessoal, obras, alimentação escolar, sistema de transparência na escola.

A série de encontros educacionais está sendo realizada para que as unidades escolares e todos os servidores da escola conheçam os programas da Seduc e passem a trabalhar de forma integrada para melhorar cada vez mais a Educação no Tocantins.
 

Na ocasião, o secretário da Educação do Tocantins, o professor Danilo de Melo Souza explicou que no próximo semestre, a Seduc realizará o primeiro encontro de professores por setores, isto é, uma reunião com os mestres de Matemática, de Língua Portuguesa, de Geografia, de História.



Para Leila Roque, educadora palestrante “a tarefa do gestor não é simples, mas é importante, dá frutos. O sucesso do trabalho depende do planejamento das atividades, tanto nas reuniões da Associação de Apoio à Escola, como nos momentos de elaboração do projeto político pedagógico e nas reuniões da equipe gestora. O planejamento coletivo faz com que todos os servidores da escola trabalhem de forma integrada e sintam-se responsáveis”.




ENTREGA DA LOUSA DIGITAL NA ESCOLA

O Colégio Estadual Dr. Abner Araújo Pacini já recebeu a lousa digital do MEC.
 
   Essa equipamento foi adquirida, através do Pregão Eletrônico 72/2011, contrato 116/2012,  para complementar o Projetor Proinfo que as escolas estão recebendo.
 
 Todo o conjunto da Lousa Digital contém:

01)  Um receptor Station;
02)  Duas canetas digitais;
03)  Transmissor sem  fio,  com  tecnologia Bluetooth conectado  à  USB  externa do Projetor Interativo;
04)  Cinco suportes metálicos, em aço inoxidável,com pintura anticorrosiva;
05)  Dez pontas sobressalentes por caneta digital;
06)  Cabo USB para recarga da bateria da caneta digital;
07)  Cabo USB de quatro metros para recarga do receptor Station;
08)  Dez fitas adesivas do tipo dupla-face para fixação do suporte metálico; 
09)  Um DVD de instalação;
10) Um Guia rápido de instalação (impresso).

 
Com o propósito de levar tecnologias de informação e comunicação (TIC) às salas de aula das escolas públicas do país, o Ministério da Educação disponibiliza através do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado), por meio do FNDE, um computador interativo (projetor multimídia) para facilitar o ensino e a aprendizagem.



PRÁTICA DE LEITURA NA ESCOLA

A leitura é fundamental para o desenvolvimento intelectual do ser humano, uma leitura de qualidade representa a oportunidade de ampliar a consciência, a visão do mundo e representa uma ferramenta eficaz nos processos de aprendizagem, há vista, que através da leitura é possível criar uma série de conceitos e significações acerca do objeto estudado. O contato com livro torna-se um encontro sagrado, comprometimento cultural, é possibilidade de voar, de encarnar personagens, de sonhar, de manifestação, reconhecimento com aquilo que se lê.


 
A importância dos livros assume uma oportunidade impar na promoção da leitura, o livro é um mecanismo através do qual os alunos encontrarão a possibilidade de pesquisar sobre determinado assunto ou tema, descobre afinidades com as idéias do autor, desenvolve o senso crítico, enriquece seu vocabulário, enfim, inúmeros são os benefícios da leitura no quotidiano escolar.  Ler é ampliar a percepção. Ler é ser motivado à observação de aspectos da vida que antes nos passavam despercebidos. Ler bons livros é capacitar-se para ler a vida. Penso em um futuro formado por uma sociedade alfabetizada intelectualmente, que consiga refletir, pensar criticamente, abandonar a consciência ingênua, assumindo uma postura crítica dentro do contexto social brasileiro. 


O contato com livro amplia o trabalho do professor em sala de aula, estende o processo de aprendizagem para fora da escola, pois a leitura começa a fazer parte da rotina do aluno, uma espécie de comprometimento cultural, é possibilidade de voar, de encarnar personagens, de sonhar, de manifestação, reconhecimento com aquilo que se lê.

Conclui-se, portanto, que os pais e professores desempenham papel fundamental na aproximação da criança/aluno com o livro. O contexto, nesta perspectiva, é algo decisivo no hábito da leitura. A criança precisa ver livros, toca-los, manuseá-los, tê-los ao alcance!

BUSCA DE ALUNO FALTOSO

Alunos do 9º ano turma 92.01 se mobilizam e vão em busca de um colega faltoso.

Acompanhados de professores, coordenador pedagógico e da diretora da Unidade Escolar a turma foi à casa do aluno João pedir que voltasse a frequentar as aulas  regularmente.A turma só saiu como colega de volta à escola.






TEATRO - DROGAS

Alunos do 1º ano do Ensino Médio realizam peça teatral com o tema Drogas durante a aula de geografia com a professora Elka.




As drogas fazem parte de um problema que afeta boa parte dos habitantes do país e do mundo, muitas pessoas se enganam ao pensar que o consumo de drogas só ocorre em localidades dominadas pelo tráfico ou em comunidades que ficam à margem da sociedade. As drogas infelizmente fazem parte do dia a dia de muitas pessoas e não discrimina raça ou classe social.
Ricos ou pobres, jovens ou adultos, todos nós estamos sujeitos ao vício. Segundo pesquisas realizadas recentemente a curiosidade e a influência de amigos são os principais motivos que levam as pessoas a entrarem no mundo das drogas. Há também fatores como o desejo de fuga de problemas familiares e a busca por sensações de prazer, um prazer temporário que logo se torna um grande problema na vida do dependente.
Entre as drogas mais comuns encontradas no Brasil podemos citar o álcool, anfetaminas, maconha, crack, cocaína, lança perfume e a cola de sapateiro.


 Sabendo que as drogas fazem mal e que é preciso conhecer melhor como elas agem no organismo além dos prejuízos na vida do ser humano e da sociedade como um todo... o trabalho teve como objetivo discutir sobre as consequências do uso das drogas.