quinta-feira, 25 de outubro de 2012

ALUNO MONITOR - TODOS APRENDENDO




Alunos da Sala de Correção de Fluxo atuam como monitores e auxiliam os colegas na realização de atividades de matemática. Os grupos se interagem e aprendem juntos.

CAFÉ LETERÁRIO - 1º "C"



Café Literário

No dia 25 de outubro de 2012, foi realizado um café literário na turma de 1ª Série “C”.  O evento foi uma forma de motivar e, até mesmo levantar a autoestima dos alunos da turma, que normalmente reclamam muito dizendo que não gostamos de fazer coisas diferentes com eles. Isso porque no início do ano era uma turma muito problemática, com muitos alunos repetentes e indisciplinados. Agora, mesmo sendo alunos de uma das melhores turmas, ainda se sentem colocados de lado. 
        Para o momento, foram separados livros de diversos gêneros textuais como cordéis, gibis, revistas de várias editoras e livros em geral. Os alunos leram sobre assuntos de sua preferência, compartilhando com os colegas, também lemos um poema de autoria de uma das alunas da turma sobre meio ambiente, Ellyne. Em outro momento foi solicitado que cada um fizesse o resumo de alguma notícia de revistas que tenha chamado a atenção para compartilhar com os colegas. Também foi solicitado aos alunos que pegassem livros emprestados na biblioteca para fazerem uma ficha literária.
       Além disso, teve o momento mais esperado que foi a confraternização com um delicioso lanche preparado pelos alunos. Acredita-se que essas aulas diferentes com atividades de leitura ajudam muito para despertar o interesse do alunado.





quarta-feira, 17 de outubro de 2012

TRABALHO APRESENTADO SOBRE A LITERATURA NA REGIÃO NORTE

Alunos do 2º ano do Ensino Médio realizam trabalho sobre a Literatura   cultura da Região Norte. Os alunos foram orientados a pesquisar sobre os aspectos literarios da região e em seguida realizaram uma apresentação para os colegas da classe.

Os alunos do turno vespertino apresentaram uma peça teatral intitulada "Emilia no País da Gramática" apresentaram ainda o histórico da cultura indigena, as danças e as comidas típicas da região.


No turno matutino, os alunos apresentaram um coral com a música "Uirapuru" (Sergio Reis) além de danças tipicas indígenas e danças da Região Norte como o Carimbó. O trabalho foi bastante interessante, envolvendo todos os alunos nas atividades de pesquisa e apresentação.









terça-feira, 16 de outubro de 2012

PIQUENIQUE DA LEITURA



        No dia 9 de outubro de 2012 foi realizado um piquenique da leitura nas turmas do 6º Ano “A”, 7º Anos “A” e “B”  para comemorar o Dia das crianças, a pedido dos próprios alunos. Já realizamos essa atividade anteriormente apenas com o 6º Ano “A”, a partir de uma das sugestões vistas em um material vindo da SEDUC, as demais turmas na ocasião ficaram cobrando essa programação, mas como havia muito trabalho não foi possível realizá-la naquele momento.
O piquenique da leitura consiste em uma atividade que reúne aprendizagem e diversão, além de estimular os alunos á pratica da leitura. Percebemos que após algumas atividades diferenciadas ligadas a leitura, os alunos aumentam a frequência à biblioteca.
Foi muito gratificante ver que os alunos leram livros infanto-juvenis individualmente e para os colegas à vontade. A ideia foi aproveitar a animação dos alunos para levá-los a descobrirem o prazer da leitura como descontração e interação.Ao final os alunos se deliciaram com o lanche que todos ajudaram a trazer. 







quinta-feira, 11 de outubro de 2012

FELIZ DIA DOS PROFESSORES

As bolas de papel na cabeça, 
os inúmeros diários para se corrigir, 
as críticas, as noites mal dormidas... 
Tudo isso não foi o suficiente para te fazer desistir do teu maior sonho: 
Tornar possíveis os sonhos do mundo. 
Que bom que esta tua vocação tem despertado a vocação de muitos. 
Parece injusto desejar-te um feliz dia dos professores, 
quando em seu dia-a-dia tantas dificuldades acontecem.
A rotina é dura, mas você ainda persiste. 
Teu mundo é alegre, 
pois você consegue olhar os olhos de todos os outros 
e fazê-los felizes também. 
Você é feliz, pois na tua matemática de vida, 
dividir é sempre a melhor solução. 
Você é grande e nobre, 
pois o seu ofício árduo lapida o teu coração a cada dia, 
dando-te tanto prazer em ensinar. 
Homenagens, frases poéticas, 
certamente farão parte do seu dia a dia 
e quero de forma especial,
 relembrar a pessoa maravilhosa que você é 
e a importância daquilo do seu ofício. 
É por isto que você merece esta homenagem hoje e sempre, 
por aquilo que você é e por aquilo que você faz. 
Parabéns! PROFESSORES




PROFESSORES E ALUNOS SE DIVERTEM COM BINGO


Professores e alunos participam de um bingo realizado em homenagem ao dia da criança e dia do professor. Concorreram a duas cestas de frutas e duas bolas, patrocinio dos funcionários administrativos da U.E. O evento descontraiu e envolveu a todos.






DIA DOS PROFESSORES


Alunos do 6º ano e do 8º ano "A" fazem apresentação de dança "Anos 70" com a música Splish Splash (Roberto Carlos) para homenagear os professores.


Alunos fazem homenagem aos professores e caracterizados como os professores e realizaram desfile.





 Nonato, aluno do 3º ano EJA também homenageia os professores fazendo a caricatura dos mesmos. Seus desenhos foram utilizados para compor os slides que foi utilizado para o desfile apresentado para os professores.

Prof José Luís
Coord. Irani
Coord. Luciana
Gestora: Mª Denise
Profª Tatiana
Coord. Marilene
Profª Réuvia
Profª Sidnélia
Profª Cybele

Prof Leandro
Prof José Valdo
Profª Flávia
Profª Caroline