sexta-feira, 24 de agosto de 2012

AULA DE CAMPO NO CERRADO

Aula de campo no cerrado para verificar a vegetação, cuja  maior parte, é semelhante à de savana, com gramíneas, arbustos e árvores esparsas. As árvores têm caules retorcidos e raízes longas, que permitem a absorção da água - disponível nos solos do cerrado abaixo de 2 metros de profundidade, mesmo durante a estação seca do inverno.

O local visitado dispunha de um areião onde os alunos puderam  além de observar o meio ambiente, suas características e a necessidade da preservação formar times e participar de um torneio entre os alunos que visitavam o a região.


  Vale salientar que o Cerrado é importantíssimo, principalmente por conta da sua rica biodiversidade e que sua preservação e o uso sustentável ajudam a evitar o aquecimento global.


segunda-feira, 13 de agosto de 2012

APRESENTAÇÃO DO GRUPO JIQUITAIA NA FECOARTE

A Fecoarte – Feira do Folclore, Artesanato e Comidas Típicas do Tocantins, que aconteceu em Palmas de 7 a 12 do mês de agosto numa realização do Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Cultura – Secult/Fundação Cultural – Funcult, que conseguiu realizar paralelamente em um único espaço oportunidades de negócios, capacitação, orientação empresarial aliados a música, folclore, artesanato, comidas típicas como forma de resgatar, fortalecer e valorizar a diversidade cultural do Tocantins.

A tradição da Suça, que lembra a lida dos trabalhadores rurais  foi mostrada  pelo Grupo Jiquitaia do Colégio Estadual Dr. Abner Araújo Pacini, do município de Almas, que se apresentou das 18h00 às 19h00 do dia 11 numa apresentação que encantou a todos que estavam presentes.






DIA DOS PAIS



O Dia dos Pais é uma data para comemorar e agradecer aos pais e é celebrada todos os anos no segundo domingo de agosto. Foi comemorado o dia dos pais e o dia do estudante com apresentações e um belo café da manhã.

"PAI"

Pai tantas coisas eu queria te dizer,
Cresci ao teu lado ,e o tempo passou,
e não sobrou tempo e até coragem
para dizer o quanto você é importante,
na minha vida, no meu dia a dia...
Pai, os momentos mais difíceis de
minha vida, você estava lado meu lado.
Nos momentos de alegria,
estava você lá do meu lado.
E hoje nesse seu dia,
entre todos outros dias,
gostaria muito de estar do teu lado...
Palavras não terei para expressar
o quanto amo você, para dizer-te o
quanto és importante
em minha vida inteira..
Continue sempre assim,
pois se você na altura
do campeonato resolver mudar,
certamente não vai dar certo,
pois gosto de você como você É.
Feliz Dia dos País

 
Autor desconhecido

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

AULA DE CAMPO - SUSTENTABILIDADE


Uma grande preocupação dos funcionários do Colégio Estadual Dr. Abner Araújo Pacini  é demonstrar na prática o que é falado em sala de aula. E no dia 23 de junho de 2012, sábado, os alunos tiveram uma aula diferente, na qual desenvolveram atividades ligadas à sensibilização dos alunos e comunidade para a importância de atitudes sustentáveis no dia-a-dia.
A primeira atividade do dia foi uma conversa entre alunos e professores para discutir a importância do desenvolvimento sustentável das cidades e como cada um poderia ajudar. Foi discutido também as atividades que seriam desenvolvidas no decorrer do dia.
Em seguida, foram plantadas na área verde da escola, doze mudas de plantas nativas do cerrado, como por exemplo, a pitomba, ipê, umburana, e algumas frutíferas que podem ser utilizadas no lanche escolar, como o abacate e a pitanga.





No terceiro momento, os alunos foram divididos em grupos, sendo que um grupo foi visitar o lixão da cidade para acompanhar como o lixo descartado em casa é tratado.

 
O segundo grupo ficou pintando o muro escolar com desenhos relacionados com a sustentabilidade. Cabe ressaltar que esses desenhos foram feitos pelos próprios alunos, através de um concurso realizado para escolher as melhores produções. 


Consideramos que atividades que envolvam os alunos e despertam seus interesses devem ser realizadas sempre, pois o rendimento e o resultado de tais atitudes são visíveis em cada um dos estudantes.


 (Escrito por: Profª Pollyana de Godoy Borges)