segunda-feira, 30 de abril de 2012

PROJETO SUSTENTABILIDADE



1.              Introdução:

A sustentabilidade aborda o uso dos recursos renováveis que não agride o meio ambiente poluindo e provocando diversas doenças degenerativas: como o câncer. Os agrotóxicos e a utilização de adubos químicos nas plantações de hortaliças, verduras e frutas estão com índices exagerados fora dos padrões permitidos segundo pesquisas feitas pela ANVISA (Acionamento Nacional de Vigilância Sanitária). Uma das alternativas de diminuir e ate substituir a ação destes produtos químicos é fazer compostagem – processo natural com ação dos fungos e bactérias de reciclagem da matéria orgânica para chegar ao produto final, adubo orgânico, para obter alimentos orgânicos livres da ação devastadora da Química no organismo humano. Essa técnica ainda não está sendo muito utilizada porque as pessoas não conhecem talvez por falta de informações ou ate mesmo mais investimentos nos cursos para os pequenos produtores aperfeiçoarem na sua produtividade com produtos de boa qualidade.  Dessa forma, a escola como um órgão responsável pela educação integral de crianças e jovens tem o papel de orientar e trabalhar a semana da sustentabilidade escolar e dar continuidade nos trabalhos que dão ênfase tais temas.

1.           Justificativa:

    A SEDUC (Secretaria Estadual de Educação) chama atenção dos profissionais da educação colocando no calendário a necessidade de trabalhar os diversos recursos renováveis que a sustentabilidade escolar propõe. Dessa forma a proposta foi realizada com a abertura de um espaço físico para fazer o adubo orgânico que desperta curiosidades nos alunos pelas consequências dos alimentos consumidos com vários tipos de agrotóxicos malignos. Os jornais abordam muito a presença de frutas, verduras e hortaliças no Brasil com grande índice de adubo químico e agrotóxicos. O Tocantins está incluso também no gráfico como um dos Estados com usos exagerados.  

2.          Objetivos:
Proporcionar conhecimentos básicos quanto ao uso de alimentos saudáveis e com boa qualidade. Bem como, mobilizar toda a comunidade escolar até atingir as famílias. O objetivo principal desse projeto é a construção de uma horta orgânica livre  de produtos químicos e com um bom desenvolvimento com a aplicação do adubo orgânico. Enfatizar o negativismo das doenças adquiridas com o uso exagerado da Química é de suma importância trabalharmos a sensibilização dos alunos .


3.    Baliza Geográfica:

O projeto se efetuará no Colégio Estadual Dr. Abner Araújo Pacini, que é um colégio de Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), Ensino Médio (1ª a 3ª série) e a Educação de Jovens e Adultos (EJA 1ª e 2ª) da cidade de Almas no Tocantins. Atende uma clientela muito grande, alunos da zona urbana e rural, com todos os professores graduados atuando em suas áreas, com praticamente 90% desse quadro com concursados. O colégio, de acordo com o Projeto Político Pedagógico (PPP), desenvolve ações com objetivos de trazer a comunidade local para dentro da escola. Para isso desenvolve ações como Fórum da Família, Torneio da Amizade, oficinas de pintura em tecido, dentre outros. O CEDAAP tem melhorado seu desempenho no Índice de desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) com crescimento, mesma forma no sistema de Avaliação do Tocantins (SALTO).

4.             Baliza Espacial:

O projeto terá início em Abril e se estenderá por todo o ano de 2012, até o mês de Dezembro, trabalhando-se aulas praticas com a participação dos alunos colocando matéria orgânica no espaço físico da compostagem e com certa quantidade de terra para fazer o adubo orgânico, aula prática sobre fungos e bactérias e a reciclagem do material orgânico. A atividade deverá acontecer no decorrer do ano letivo nas aulas de química, biologia e outras disciplinas afins. Culminância na construção de uma horta, no Fórum cientifico com exposição de fotos dos trabalhos realizados e relatórios feito pelos alunos.

Sustentabilidade Escolar

A sustentabilidade aborda o uso dos recursos renováveis que não agride o meio ambiente poluindo e provocando diversas doenças degenerativas: como o câncer. Os agrotóxicos e a utilização de adubos químicos nas plantações de hortaliças, verduras e frutas estão com índices exagerados fora dos padrões permitidos segundo pesquisas feitas pela ANVISA (Acionamento Nacional de Vigilância Sanitária). Uma das alternativas de diminuir e ate substituir a ação destes produtos químicos é fazer compostagem – processo natural com ação dos fungos e bactérias de reciclagem da matéria orgânica para chegar ao produto final, adubo orgânico, para obter alimentos orgânicos livres da ação devastadora da Química no organismo humano. Essa técnica ainda não está sendo muito utilizada porque as pessoas não conhecem talvez por falta de informações ou ate mesmo mais investimentos nos cursos para os pequenos produtores aperfeiçoarem na sua produtividade com produtos de boa qualidade.


Atividade prática: conceito, importância sobre a necessidade de adoção de medidas frente a recursos sustentáveis como a reutilização da matéria orgânica para utilização do adubo orgânico na horta da Escola.


Após a realização do trabalho os alunos fizeram relatórios que comprovam a atividade desenvolvida.

Valorização do Profissional




Equipe CEDAAP
Servidores Unidos e engajados com a prática pedagógica da U.E.

 
No dia da mulher o reconhecimento dos colegas pelo trabalho e dedicação no processo educativo.


Sem elas nos bastidores, nosso trabalho enquanto Escola não teria os mesmos resultados...
ASG's e merendeiras que bom que vocês estão aqui subsidiando nossa prática.



quinta-feira, 26 de abril de 2012

Campeões no JETs


Alunos do Futsal Masculino sub 14 conquistou o segundo lugar no JETs regional realizado em Dianópolis após jogo bastante disputado e sofrido.
Nossos alunos podem ir mais longe!!!


Alunas do voleibol feminino sub 14 também conquistou o segundo lugar no JETs regional realizado em Dianópolis.
Força e dedicação deverá ser nosso lema. 
Nunca se esqueçam.


Após um belíssimo jogo, nossos meninos do futsal sub 17 conquistaram o primeiro lugar com uma goleada fenomenal de 11 x1 contra Taguatinga. 
Uma vitoria merecida!
Vocês honraram nossa Escola!!!



As meninas do vôlei sub 17 também se destacaram conquistando o primeiro lugar no JETs regional em Dianópolis, demonstrando força. raça e persistência.


O Colégio Abner obteve um ótimo rendimento nos Jogos Estudantis do Tocantins (JETs) em Dianópolis nas diversas modalidades.

Parabéns equipe Abnerrrrrrrrrrrrrrrrrrr!!!!!!

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Alunos campeões... Escola nota 10

"As Princesas Caipiras",  peça encenada por Lorena Geovana, Adaiane, Maria Patricia, Luanda.

O Colégio Estadual Abner Araújo Pacini se destacou em várias modalidade do FESTA - Festival de Artes do Tocantins - 


Erivelton - 1º colocado - Poesia Adulto 
Recitando: "Filho Ingrato" de Marcos Brasil



Lorena Geovana - 
Encantou a todos e conquistou o 1º lugar na categoria - Poesia Juvenil



Recitando: "Canção do Exílio" de Gonçalves Dias


Grupo de Teatro - também representou muito bem nossa Escola no FESTA.
Encantou a platéia e os jurados.


Biblioteca... extensão do trabalho em sala de aula


Livros são os mais silenciosos e constantes amigos; 
os mais acessíveis e sábios conselheiros; 
e os mais pacientes professores.





Alunos no horário do recreio:
Assiduidade na biblioteca em meio à livros diversos.


Atividades desenvolvidas na U.E.

A escola tem o objetivo de promover ao aluno, o acesso ao conhecimento sistematizado e, a partir deste, a produção de novos conhecimentos. Preocupando-se com a formação de um cidadão consciente e participativo na sociedade em que está inserido.


Através da aplicação novas metodologias na busca aos alunos faltosos e com baixo desempenho acadêmico, percebe-se nova postura dos educandos na questão da disciplina que melhorou visivelmente.


Atividades diferenciadas e individuais visando promover a inclusão escolar. Atendimento na Sala de Recurso Multifuncional.

Equipe do Colégio Abner Araújo Pacini



A escola conta hoje, com um quadro de Recursos Humanos que totaliza 43 servidores, destes 19 são professores distribuídos entre o Ensino Fundamental séries finais, Médio Básico e Educação de Jovens e Adultos, sendo todos graduados em nível superior.

Equipe Auxiliares e merendeiras.

Pés firmes no presente e olhos no futuro da aprendizagem


Colégio Estadual Dr. Abner Araújo Pacini, antes denominado Alberto Rodrigues da Silva. Está situado à Avenida Piloto Ayrton Senna S/Nº - Setor Oeste, telefax (63) 3373 – 1299, email – abner_pacini@hotmail.com, município de Almas – TO, área urbana periférica, Lei de criação nº. 8408 de 19 de janeiro de 1978, Lei de alteração nº. 835 de 10 de maio de 1996 e oferece Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos, 3º segmento).
A escola desenvolve ações voltadas para o resgate de valores aproximando o aluno/escola e vice-versa, possibilitando melhores resultados na aprendizagem, mantendo um ambiente saudável e produtivo, um ambiente de aprendizagem significativa, visto que esta aproximação gera a autoestima, o diálogo, o respeito para melhor desenvolver as atividades visando preparar o educando para o pleno desenvolvimento da cidadania.